Ufes, UFMG e Ufop criam Observatório do desastre de Mariana

Publicado em 19 de Setembro de 2016

Documento que cria formalmente o Observatório Interinstitucional do Desastre Mariana-Rio Doce, com a participação de pesquisadores da Ufes e das universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Minas Gerais (UFMG), foi assinado no dia 14 de setembro, no campus Pampulha, pelos dirigentes das três instituições.

O reitor Reinaldo Centoducatte lembrou que cada universidade tem características próprias, o que enriquece a parceria. Segundo ele, a Ufes tem hoje 48 grupos de pesquisa envolvidos com o tema, em campos como Ciência Sociais, Geografia, Biologia, Oceanografia e Engenharia Ambiental. Em sua opinião, as instituições têm “disposição e competência estabelecida para apontar soluções”.

Já o reitor da UFMG, Jaime Ramirez, destacou que “mais do que a área atingida, o que nos une é o ideal”, lembrando que esse instrumento é um passo inicial cujos desdobramentos terão o objetivo de apontar, em trabalho conjunto, possíveis soluções no âmbito do que se espera de universidades públicas, para os danos causados pelo rompimento da barragem de minério na cidade de Mariana.

O reitor da Ufop, Marcone Jamilson Freitas Souza, falou sobre as altas taxas de desemprego na região em decorrência do desastre e ressaltou o papel institucional das universidades públicas, ao apontar alternativas, também nessa área, para a população.

Para Thiago Alves, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (Mabe) em Minas Gerais, a iniciativa de criação do Observatório é importante por colocar a universidade pública a serviço da sociedade. “Essa articulação, no contexto do rompimento que acarretou problemas em toda a Bacia do Rio Doce, pauta, nas universidades, a primazia do interesse público e não do interesse privado de grandes empresas. O Mabe está animado com a possibilidade de construção de muitas parcerias em toda a Bacia”, enfatizou.

Com informações do Centro de Comunicação (Cedecom/UFMG)

Foto: Foca Lisboa/UFMG

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.