Pesquisa da Ufes sobre lama do Rio Doce é capa em revista internacional

Publicado em 5 de julho de 2016

A participação de um grupo de pesquisadores na Ufes nas expedições na foz do Rio Doce, em parceria com a Marinha do Brasil, alcançou mais um destaque internacional; desta vez com a matéria de capa da edição de junho da Marine Technology Reporter (foto), a revista de maior circulação no mercado de tecnologia marítima.

A reportagem, assinada pelo jornalista Claudio Paschoa, inicia dando ênfase ao fato de toda a tecnologia do navio Vital de Oliveira (H39) já poder ser utilizada, com apenas quatro meses de seu lançamento, no maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, referindo-se ao rompimento da barragem de Mariana, em 5 de novembro de 2015. Na sequência, são listados os investimentos e os tipos de equipamentos disponíveis na embarcação para estudos oceanográficos.

Mas o principal foco do texto é dado aos resultados preliminares divulgados pelos pesquisadores da Ufes em fevereiro deste ano, mostrando a alta concentração de metais na água, o aumento do número de nutrientes e a redução de espécies de algas e micro-organismos.

Trechos de entrevistas dadas pelo professor do Departamento de Oceanografia, Alex Bastos, foram reproduzidos ao longo da matéria; lembrando ainda que a Ufes é a instituição que mais tem dados da região coletados antes da tragédia para serem usados como referência.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910